top of page

MULHERES DOMINAM SETOR DE ARTESANATO NO LARGO DA ORDEM


Foto: Bruna Aliane

Elas são maioria em feira de exposição que ocorre aos domingos no Centro Histórico de Curitiba


De acordo com um estudo realizado em 2015 pela Serasa Experian, o Brasil possui mais de cinco milhões de mulheres empreendedoras. Isso representa 43% dos negócios do país. No artesanato, o número aumenta. Um exemplo são as feiras voltadas ao setor, onde elas predominam. Dados do IBGE revelam que o Brasil tem mais de 8,5 milhões de artesãos e 87% são mulheres. Na Feira do Largo da Ordem, que ocorre aos domingos no Centro Histórico de Curitiba, não é diferente.


A artesã Alcionita Colombo expõe seus produtos por lá há sete anos. Nita, como gosta de ser chamada, confecciona artes em biscuit junto com a filha, que também é sua sócia. A dupla começou a fazer artesanatos há 12 anos. A maior dificuldade que tiveram nesse período foi para abrir a empresa. “Até sermos uma conhecida foi difícil, mas a feirinha do Largo nos ajuda na divulgação do trabalho”, conta Nita. Ela também mantém uma loja física para vender os produtos durante a semana.


Sandra Oliveira era proprietária de uma casa de festas, mas parou de trabalhar por causa de um problema de saúde. Com o tempo livre, aprendeu a fazer artesanatos. Há três anos, passou a vender bonecas de pano e pesos de portas na feira. “Para mim, a feira é ótima, pois aumenta o interesse pelos produtos. Conseguirmos dar muita visibilidade para o que fazemos. Há muitos turistas. Estamos aqui todos os domingos”.


bottom of page