EM TEMPOS DE CRISE, CONSUMIDORES RECORREM À PLANILHA PARA ECONOMIZAR
A estudante Gabriela Camargo usa aplicativo para manter saúde financeira.
Agendas, cadernos e aplicativos onlines são saída para manter o controle dos gastos e finanças
Em períodos de aperto financeiro, tudo é válido para economizar. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Curitiba continua uma das capitais com os maiores preços de cestas básica e de outros produtos. Para fugir dos preços altos, os consumidores estão apostando em planilhas e aplicativos para controlar as finanças.
Gabriela Camargo é estudante de Direito na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e conta que controla os gastos pessoais com o uso da tecnologia. “Enfrento algumas dificuldades em me organizar financeiramente, pelo fato de gostar de comprar roupas e acessórios. A solução que encontrei foi baixar um aplicativo chamado Controle Financeiro Mobills que tem me ajudado muito”.
O aplicativo que Gabriela cita é apenas uma das ferramentas disponíveis para smartphones. Pelo apare-lho, uma pessoa consegue anotar tudo que entra e sai de sua conta. Hoje, são mais de 30 opções de programas com a mesma função e muitos são gratuitos.
A contadora Melissa Chinolli conta que há outros procedimentos que os consumidores podem adotar para economizar. Um dos mais simples é construir a própria planilha. “A partir do momento que se anota todos os gastos é mais fácil de se identificar o problema que possa estar fazendo o indivíduo continuar atolado em dívidas”, diz.