top of page

O CONFLITO ENTRE EMPREGADOR E EMPREGADO TEM SOLUÇÃO


Foto: Mellanie Anversa

Algo que chama a atenção na matéria, "Empregadores buscam alternativas para investigar excesso de atestados médicos", além dos casos de atestados falsos, nota-se que muitas vezes o empregador sabe que existe algo errado com o documento, mas a burocracia é tanta que opta por fazer vista grossa.


Ainda existe uma relação não muito positiva entre empregador e empregado e essa matéria traz à luz um pouco desse atrito. Funcionários insatisfeitos anseiam por mudanças e não veem perspectivas onde estão; o empregador, no entanto, acha que o problema se encontra apenas na ingratidão do colaborador; e, assim, nenhuma das partes senta à mesa para conversar.


Essa atitude, de qualquer lado, mostra-se perigosa não só para o funcionário e seu histórico, mas também para a equipe de trabalho na qual está inserida, e até mesmo para o empregador. Um bom administrador ou um bom empresário deve ter a sensatez e a atenção para perceber quando existe algo de errado com seus funcionários. Já os funcionários devem não ver a gerência como a inimiga, ou a exploradora que suga toda sua vida e força de trabalho, mas sim como alguém que o contratou porque acreditava em seu potencial e de alguma forma espera que o mesmo possa corresponder às expectativas.


A lei está sempre presente para garantir que ambas as partes sejam lesadas o mínimo possível. No entanto, vale a pena todos conscientizarem de sua parte no processo, mas, principalmente, do valor de uma boa comunicação no ambiente de trabalho para um bom funcionamento de todo o sistema.


bottom of page