top of page

ENTREVISTA DE EMPREGO!


Foto: Carlos Lader

Um dos momentos mais angustiantes para quem busca uma recolocação no mercado é a entrevista de emprego. A expectativa de ser chamado para uma entrevista após entregar o currículo ou a espera pela resposta após a entrevista, possuem um impacto significativo no estado emocional, mas nada se compara aos momentos que antecedem a entrevista.


Elaborar currículo com informações verdadeiras, objetivas e claras é fundamental para quem busca uma vaga de emprego, mas é fundamental que você se prepare para a entrevista como se estivesse ensaiando uma peça de teatro. Isso não quer dizer que você vá criar situações ilusórias ou fantasiar apresentações, pois estamos falando de sua vida e sua história de vida não pode estar baseada no mundo de Alice no País da Maravilhas.


Existem quatro pontos fundamentais para um ótimo desempenho durante uma entrevista. O primeiro ponto é você ir para uma entrevista onde suas experiências e habilidades realmente estejam de acordo com a vaga, ou seja, você possui habilidades bancárias, mas quer ser entrevistado para astronauta da NASA. A probabilidade de você ser contratado é mínima, comparado as chances em uma vaga para áreas contábeis ou bancárias.


Segundo ponto: treine bastante antes de ir para uma entrevista fazendo isso de duas formas. Você pode imaginar-se em uma entrevista onde alguém faz várias perguntas sobre suas competências, suas experiências anteriores, por que você saiu dos seus últimos empregos, seus pontos fortes e pontos de melhorias, o que você espera ao trabalhar nesta empresa e o que você tem a oferecer. Outra forma seria você escrever tudo aquilo que considera importante a ser colocado na entrevista. Mesmo que algo importante não seja perguntado, você sempre terá a oportunidade de expor em algum momento aquilo que considera crucial.


Terceiro Ponto: a respiração é fundamental para manter o cérebro oxigenado, isso faz com que você consiga permanecer calmo, falar com clareza e sem atropelar as palavras. Quando não respiramos corretamente a boca fica seca, passamos a tremer e o cérebro não consegue organizar as respostas com clareza e objetividade. Treine técnicas de respiração, inspire bem fundo e solte bem devagar por várias vezes momentos antes da entrevista, mentalizando que você vai fazer aquilo que já fez outras vezes, então qual o mistério?


Quarto ponto: As informações que você passar devem ser verdadeiras, claras e objetivas. Caso você perceba que algo não ficou claro, pergunte a pessoa se ela entendeu ou solicite a oportunidade de ser mais claro. Neste ponto é fundamental conhecer e ter uma boa percepção sobre você. Antes de ir para uma entrevista é imprescindível refletir sobre você como pessoa, profissional e sua visão de futuro. Juntamente com isso você vai construir dois sentimentos de extrema importância: “autoconfiança e determinação”. Junte tudo isso em um ciclo de atitudes e você terá uma excelente entrevista.


bottom of page