top of page

BUSCA PELA ESTABILIDADE FINANCEIRA FAZ PESSOAS SUPERAREM OBSTÁCULOS PARA PASSAR EM CONCURSO PÚBLICOS


Foto: Renato de Paulo

Em período de recessão da economia, com o desemprego atingindo 12 milhões de pessoas (11,8%), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o concurso público é uma alternativa para conseguir trabalho. Para conquistar um emprego por meio destes processos seletivos, são necessários anos de esforço, devido ao grande número de candidatos para as vagas.


Dedicando-se há 5 anos para passar em um concurso público, João Luis Lacerda Moraes, de 28 anos, divide o seu tempo entre o trabalho e os estudos. Para ele, a maior dificuldade é conseguir conciliar esses dois fatores. “Procuro cursinhos preparatórios com mais opções de horários. Só assim para eu conseguir focar (nos estudos) mesmo”, comenta. Para Moraes, uma estratégia que ajuda a melhorar suas notas nas provas é o fato de buscar sempre a mesma área, a segurança pública. “As provas da Polícia Militar e das Guardas Municipais não são muito diferentes. São os mesmos assuntos praticamente. Assim eu venho melhorando e ficando cada vez mais perto de passar”, argumenta.


Sabrina Lopes, 28 anos, é um exemplo de alguém que colheu resultados de tanto esforço. Ela está terminando o curso de formação de soldados, e em janeiro será policial militar. Com o objetivo de ser policial militar, participa de seleções desde 2005, sendo este para o curso de oficiais. Como a maioria dos candidatos, Sabrina também encontrou dificuldades no tempo para focar nos estudos. Fala que “estudar é difícil, mas não é o pior”. E completa: “por várias vezes eu tive que interromper os estudos porque simplesmente não tinha tempo”.


Após a primeira tentativa, Sabrina tentou novamente no ano seguinte, mas não conseguiu dar continuidade. Voltou a prestar concurso somente em 2009, já tinha que trabalhar, e depois somente em 2013, com mais tempo para focar nos estudos. Foi nesta seleção que conseguiu entrar na corporação que tanto sonhava.


Objetivos Diversos

Para Moraes, passar em um concurso vai mudar a sua vida. Ele comenta que vem tentando há tanto tempo entrar em um emprego público por causa em razão de suas vantagens. “O atrativo principal é a estabilidade profissional junto a outros benefícios, como um salário acima do mercado e facilidade de financiamento”.


Já Sabrina, que sempre tentou entrar na Polícia Militar, argumenta que o maior peso foi o da vocação. “Foi a profissão que escolhi para a minha vida, a realização de um sonho. Não sou ‘concurseira’, meu sonho sempre foi ser policial militar, foi o único concurso que me dediquei”, explica.


bottom of page