top of page

SABOTADORES EMOCIONAIS


Foto: Clayton Rucaly


Uma das principais capacidades dos seres humanos, é a capacidade de sonhar. Indiferente de raça, crédulos, status social ou nível de conhecimento intelectual, todos temos uma capacidade incrível de sonhar. Estes sonhos podem estar relacionados a diferentes condições de sentimentos, comportamentos, pensamentos ou crenças que o indivíduo tenha para dar sentido a sua existência. Um breve exemplo, seria alguém que tem o sonho de se tornar um cantor famoso para ter fama ou oferecer melhores condições de vida as pessoas que ama. Logo, seus sonhos possuem uma interferência direta em seu estado emocional.


Sonhos são ferramentas poderosíssimas para impulsionar ações e promover um estado emocional comprometido e motivado. Alguém que possui sonhos e os torna realidade, tem sua necessidade de conquista atendida, por consequência sua percepção do mundo de maneira positivista permite que mais sonhos possam surgir, mantendo-se em um estado de motivação e busca constante por novos ideais.


É comum encontrar pessoas que reclamam da vida o tempo todo, acreditando que não adianta sonhar ou sonhar alto, pois quanto maior o sonho, maior será a queda. Este tipo de pensamento é derivado de frustrações emocionais relacionadas ao insucesso perante a busca de algum objetivo ou sonho. Existem casos tão intensos que provocam estados emocionais depressivos e até mesmo autodestrutivos.


O fato é que muitas destas pessoas tiveram sabotadores que os impediram de conquistar seus sonhos e objetivos. Esses sabotadores podem ser internos ou externos e até mesmos os dois juntos. Sabotadores internos são crenças ou sentimento de impotência, falta de conhecimento, acreditar em limitações, focar em julgamentos, medos, fobias dentre outros. Enquanto os externos são os que não temos controle, porém podemos criar meios para amenizar os impactos que interferem no resultado de nossos objetivos, ou seja, eventos naturais, ações ou participações de outras pessoas, economia e outros mais.


Para conquistar qualquer sonho ou objetivo é fundamental entender esses processos, enfrentando e superando cada um deles. Cada obstáculo produz um sentimento que deve ser administrado de forma positiva, para que não se torne o abismo entre você e suas conquistas. Deixar que o medo, vergonha, traumas, crenças limitantes ou que o julgamento de outras pessoas impeça você de realizar o sonho de sua vida, beira a insanidade.


Dizer que todos os nossos sonhos vão se realizar, não é uma verdade, pois em algum momento pode existir um resultado negativo. A pergunta principal é: - O que você vai fazer para diminuir essas possibilidades? Como você lida com seus sabotadores emocionais? Quem domina ou determina suas ações? O que realmente é importante para você e como você vai fazer para conquistar seus objetivos?


“Nenhum sentimento é tão forte, quanto sua decisão de senti-lo. Então tenha foco em cada ação do seu presente, para conquistar seu futuro e permita-se ser grato por suas conquistas. Perdoe-se por suas derrotas e simplesmente aprenda com elas para iniciar uma nova ação em busca de resultados. ”


bottom of page