top of page

MESMO EM TEMPOS DIFÍCEIS, BRASIL CRESCE EM ENSINO A DISTÂNCIA NA AMÉRICA LATINA


Foto: Vinícius Frois

São realizados investimentos para a contratação de professores, melhorias na plataforma de estudo e produção de materiais.

Segundo dados da pesquisa E-learning Market Trends and Forecast 2014/2016, publicada

recentemente pelo relatório da Docebo, o Brasil é o país da América Latina que apresenta o maior crescimento de Educação à distância (EAD). No país, o aumento de ensino EAD é de 21,5% ao ano. Já a Colômbia apresenta um índice de 18,6%, seguida da Bolívia, 17,8% e o Chile com 14,4%.


A crescente do mercado EAD inclui investimentos como materiais didáticos, portal atualizado de atividades e profissionalização de professores na abordagem das aulas em vídeos e

acompanhamento a alunos. Plataforma interativa e Tutor EAD, professor que mede a

aprendizagem de cada estudante a distância.


No Brasil os investimentos em EAD são integrais das próprias instituições de ensino, enquanto na Argentina são através de grandes corporações. Carlline Custódio de Moura, estudante de MBA em Finanças e Banking, decidiu fazer a Pós-graduação à distância, pois não encontrou em Curitiba o curso que desejava. Diz que não teve dificuldades em relação a aprendizagem e a dinâmica das atividades no portal “as conferências, a área de entrar em contato com o professor e o fórum para conversar com os outros alunos, eu já havia imaginado que era assim”. A principal vantagem que a estudante percebe é o horário flexível, relata que pode estudar quando quiser. Porém, acredita em um lado negativo do EAD “a pessoa pode acabar por deixar matérias de lado e conteúdos atrasados, e não conseguir conciliar a faculdade com o restante das coisas que precisa fazer" diz Carlline.


David Araujo Gomes, estudante de Engenharia Civil, optou fazer EAD por outro motivo, pensou no valor mais baixo das mensalidades em relações aos cursos presenciais, além da economia com os gastos de transporte e o tempo de deslocamento até a instituição de ensino.

Marcelo Dimas G. dos Santos, estudante de Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos conta que estudar não foi de sua decisão, mas resolveu arriscar após ganhar uma bolsa de estudos em uma instituição através do Enem, "Estava a mais de 10 anos fora da sala de aula e resolvi finalizar o ensino médio e logo após a conclusão participei do Enem”, fala que o quadro de professores altamente qualificados e os conteúdos são essenciais "Estudo à distância tem toda uma estrutura de um estudo presencial." diz Marcelo.


Dicas de estudante para quem planeja estudar EAD:

-Marcelo Dimas G. dos Santos "Conselho para focar, por mais que você possa estudar no horário que escolher é preciso haver bastante dedicação para não acabar relaxando."

-Carlline Custódio de Moura" Montar um bom plano de estudo, ter um bom método, ser disciplinado, é fundamental para umprojeto de aprovação”.


-David Araujo Gomes "As pessoas que não conhecem o EAD, aconselho que façam o estudo à distância, pois vocês vão se surpreender com o seu desempenho e conhecimento”.


bottom of page