top of page

INSTITUIÇÕES OFERTAM CURSOS DE QUALIFICAÇÃO GRATUITOS DESTINADOS À DEFICIENTES FÍSICOS


Foto: Pexels

Lei de Cotas é o principal estímulo para que as pessoas com deficiência procurem se qualificar

Em Curitiba, instituições de ensino disponibilizam cursos de qualificação gratuitos para deficientes físicos. Através de programas de inclusão, o deficiente após ser atendido é encaminhado ao curso que deseja. O principal objetivo dessas iniciativas é tornar a pessoa com deficiência mais capacitada para entrar no mercado de trabalho.


A Universidade Livre para Eficiência Humana (UNILEHU) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) oferecem todos os anos programas de inclusão para deficientes. Em 2016 as duas organizações realizaram mais de dois mil e duzentos atendimentos (1.546 a UNILEHU e 675 o SENAI).


Na UNILEHU a procura por cursos gratuitos de qualificação destinados à deficientes físicos aumentou cerca de 25% nos últimos meses. Cerca de 400 pessoas realizaram cursos no primeiro semestre de 2016.


A universidade que depende de recursos e doações externas, mesmo com a crise conseguiu manter os programas e o mesmo nível de atendimento. "Desde que tivemos sinais de crise, começamos a nos preparar e planejar para enfrenta-la. Isso nos levou a realizar algumas economias em nossa gestão, afim de não afetar nosso atendimento", explica a presidente da UNILEHU, Andrea Koppe.


O SENAI está presente em 50 cidades do Paraná e em todas as suas escolas conta com Grupos de Apoio Local (GAL) formados por instituições de atendimento à pessoa com deficiência (PcD). O objetivo do grupo é apoiar o SENAI nos programas de inclusão, como nos de educação profissional.


O aposentado Joel Pompeu, de 43 anos, conseguiu seu último emprego através da UNILEHU. "Quando precisei me atenderam no ato, foram super atenciosos." Após procurar a instituição ele foi contrato pela Brasil Telecom, onde trabalhou por mais de dois anos.


Segundo a presidente da UNILEHU o cumprimento pelas empresas da Lei de Contratação de Deficientes é um dos principais estímulos para que as pessoas com deficiência procurem se qualificar. "Pois tem mais garantia de que conseguirão uma vaga de trabalho." A lei que foi criada em 1991 determina que empresas com 100 ou mais funcionários são obrigadas a reservar de dois a cinco por cento das suas vagas para pessoas com ou beneficiários reabilitados.


Para realizar algum dos cursos:


Online: Acesse o link http://unilehu.wrh.net.br/site/unilehu/register e cadastre seu currículo no banco de dados. (É preciso ir até a instituição pessoalmente para confirmar o cadastro.)

Presencial: Vá até a instituição acompanhado dos seguintes documentos - RG, CPF, Comprovante de Residência, Carteira de Trabalho e Laudo médico.

Endereço: Rua Tamoios, 1500 - Portão - Curitiba/PR - CEP: 80320-290

Para mais informações sobre a UNILEHU: (41) 3333- 6921 | (41) 3333-6464 | http://unilehu.org.br

SENAI: Encontre a unidade do SENAI mais próxima de você no site http://www.senaipr.org.br


bottom of page