top of page

COM A CRISE, DESEMPREGADOS BUSCAM AS RÁDIOS PARA ENCONTRAR TRABALHO


Fofo: Pexels

Com a crise, a população têm ligado nas rádios comunitárias em busca de ajuda.

Desde 2014, quando a crise econômica atingiu o Brasil, o número de desempregados aumentou drasticamente. Como alternativa, procuram pelas rádios comunitárias de Curitiba e região metropolitana.


Em geral, as pessoas de classes C e D que mais procuram empregos desta forma, além de serem ouvintes fiéis das rádios. Em sua maioria, os pedidos de empregos são sem registro, como encanadores, pedreiros, pintores e serviços domésticos. Além de ligarem procurando empregos para elas mesmas, alguns ouvintes têm pedido ajuda para os parentes próximos da família.


“Na última semana liguei a uma rádio para solicitar um emprego para mim e para meu pai, já que ele não acompanha muito a tecnologia”, explica Luis Arantes (19), morador do bairro Afonso Pena, em São José dos Pinhais. “Ele foi pedreiro há mais de quinze anos e está desempregado há mais de um ano, após a empresa que ele trabalhava ter falido”, comenta.


Com o aumento desses pedidos, algumas rádios estão aumentando o número de pessoas que trabalham no departamento comercial para dar conta da demanda. A Banda B está reformulando sua equipe e os deixando preparados.


“A quantidade de pessoas que ligam diariamente na rádio é assustadora. São mais de 30 pessoas que, durante o dia, solicitam para divulgarmos sobre procura de vagas”, conta Silvana Duarte, responsável pelo Classificado do veículo.


A procura está tão grande que, além da divulgação ao vivo nos programas, as rádios estão concentrando forças em divulgações também via as páginas nas redes sociais, onde estão disponíveis catálogos de empregos e dicas com programas especializados sobre o assunto.


“Com a crise instalada, muitas vezes as pessoas precisam somente de um direcionamento ou ajuda para enxergar algo que talvez não esteja vendo. E é isso que eu faço todas as vezes que vou ao ar, mostrando direcionamentos para os ouvintes que estão à procura de uma oferta de emprego”, explica Eduardo Ferraz, especialista em Gestão de Pessoas, que apresenta uma coluna específica sobre Carreira na Rádio Band News, todas as quartas-feiras pela manhã.


bottom of page